O Comung (Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas) firmou uma parceria com a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) para implementação da Rede Butiá, programa tem como objetivo distribuir internet de alta capacidade compartilhada no Rio Grande do Sul.
Hoje, no Estado, há três pontos de distribuição. A proposta prevê um ponto de internet de alta qualidade e velocidade em cada uma das 14 universidades comunitárias.
O evento de lançamento e assinatura do memorando de entendimento foi conduzido pelo presidente do Comung, Rafael Frederico Henn, e pelo diretor geral da RNP, Nelson Simões.
Para o diretor da RNP, a parceria possui três formas essenciais de gerar valor: o fato de ser pioneira, de explorar as lacunas com inovação e de reduzir gargalos, associando os conhecimentos para alcançar os objetivos.
“Os ambientes comunitários têm muito disso. As competências dos parceiros estão nos permitindo ultrapassar os gargalos. Trabalhar em âmbito nacional, no Brasil e no Rio Grande do Sul, é gerir as assimetrias. É dessa forma que a RNP se vê gerando valor público, trabalhando com essa visão de atuação”, pontuou.
Já o reitor Rafael Frederico Henn, presidente do Comung, ressaltou a importância da parceria para as instituições comunitárias gaúchas e agradeceu o empenho de todas as equipes de Tecnologia da Informação das universidades, reforçando que a parceria com a RNP está conectada à missão das 14 universidades comunitárias do Estado, que é auxiliar no desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Sul .
“Para nós, é um prazer firmar o acordo de cooperação técnica para a implantação da Rede Butiá, a fim de integrar as universidades, utilizando a rede comunitária de educação, pesquisa e inovação para levar internet de alta capacidade a todo território gaúcho”, destacou.
Rede Butiá
A Rede Butiá é uma rede estadual comunitária de educação, pesquisa e inovação, cujo objetivo é conectar as 14 instituições que formam o consórcio e integrá-las ao Ponto de Presença da RNP no Rio Grande do Sul (PoP-RS).
Dessa forma, as 14 universidades estarão conectadas em alta velocidade com a rede acadêmica nacional, operada e mantida pela RNP, e poderão colaborar com instituições no Brasil e no mundo para fins de ensino e pesquisa.
Fica agora, sob responsabilidade do Comung, coordenar as ações institucionais e técnicas em cooperação com a RNP. Entre os próximos passos está construir, em conjunto, o mapa definitivo de interesse e a busca de parceiros para a operação da rede compartilhada, visando estimar a quantidade de equipamentos e os locais de instalação.
Universidades participantes:
- Universidade Feevale (Feevale)
- Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)
- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
- Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
- Universidade de Caxias do Sul (UCS)
- Universidade de Cruz Alta (Unicruz)
- Universidade Franciscana (UFN)
- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
- Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
- Universidade La Salle (Unilasalle)
- Universidade do Vale do Taquari (Univates)
- Universidade de Passo Fundo (UPF)
- Universidade da Região da Campanha (Urcamp)
- Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)