A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) publicou o edital do concurso Vestibular 2024. As inscrições ocorrem de 28 de agosto até as 23h59 do dia 25 de setembro. Além do vestibular próprio, a UFRGS utiliza o SiSU como forma de ingresso, destinado ao preenchimento de 30% das vagas na graduação.
Conforme a Coperse (Comissão Permanente de Seleção), serão 4.023 vagas de ingresso na graduação. Desse total, 2.654 serão para o preenchimento de vagas no primeiro semestre e as outras 1.369 para ingresso no segundo semestre de 2024.
As provas do Vestibular serão realizadas em dois dias: 25 e 26 de novembro. Os exames começam as 14h e têm duração máxima de 5h30.
O primeiro dia compreende os testes de História, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática e Redação. Já o segundo dia terá as provas de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química. As provas de múltipla escolha compreendem 15 questões de cada disciplina.
Um ponto importante é que, no momento da inscrição, o candidato deverá optar por fazer uma das cinco provas de Língua Estrangeira Moderna: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano, independentemente do curso a que estiver se candidatando.
A UFRGS já divulgou a lista das leituras obrigatórias da prova 2024, com as inclusões de A terra dos mil povos, de Kaká Werá; Água funda, de Ruth Guimarães; Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez; e Um útero é do tamanho de um punho, de Angélica Freitas. A lista completa pode ser acessada através deste link.
Novidades nos cursos da UFRGS
Uma das novidades é o início do curso de licenciatura em Educação no Campo. As aulas serão ministradas no Campus Litoral Norte, Tramandaí, com 21 vagas. A licenciatura em Pedagogia passou a oferecer 42 vagas para o período noturno e outras 42 para aulas matutinas.
Outra alteração ocorre no curso de Química bacharelado diurno, que, já no momento da inscrição, oferta 21 vagas para Química e 28 vagas para Química Industrial. Até a edição 2023, a seleção ocorria com disponibilização de 49 vagas para Química, e a opção era realizada após o concurso.