BRASILEIRÃO

"O título está distante, mas a chance matemática ainda existe", diz Renato após Grêmio vence o Cuiabá

Com a vitória, o Grêmio chega a 39 pontos, ocupando a terceira posição na tabela do Campeonato Brasileiro.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Com a presença de mais de 39 mil torcedores, o  Grêmio somou mais três pontos importantes dentro da Arena. Na manhã deste domingo chuvoso (3), o tricolor gaúcho enfrentou o Cuiabá e venceu por 2 a 0,  em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A partida começou movimenta. Aos 2 minutos do primeiro tempo, a equipe do Grêmio criou uma oportunidade com um lançamento por cobertura de Villasanti buscando Luis Suárez dentro da área, mas a bola correu demais e acabou nas mãos do goleiro Walter.

O time do Cuiabá não ficou recuado e partiu para o campo de ataque, ameaçando por vezes. Nos primeiros minutos do jogo, a equipe adversária criou uma chance de escanteio, em que a bola foi alçada dentro da área, mas Caíque afastou. Depois, Rikelme foi lançado na esquerda, invadiu a área e chutou, para grande defesa do goleiro gremista.

O Grêmio respondeu a altura e quase abriu o marcador em grande jogada. Aos 10 minutos da primeira etapa, depois de uma boa troca de passes, João Pedro recebeu a bola e cruzou na medida para Luiz Suárez, que finalizou de primeira, mandando por sobre a meta (o lance agitou a torcida).

Após o lance, o Grêmio criou mais duas boas chances para abrir o placar.  Em um contra-ataque rápido, João Pedro foi acionado na direita, correu para o meio em frente a área e rolou para Franco Cristaldo, que chutou, mas Walter defendeu.

Logo na sequência, Suárez foi lançado na esquerda, dominou e tentou a finalização, mas a zaga do Cuiabá cortou pela linha de fundo.

Já com 24 minutos do primeiro tempo, o Cuiabá chegou com perigo, com um cruzamento rasteiro na pequena área, mas Caíque fez boa defesa e cortou o lance.

Foi aos 30 minutos da primeira etapa que o Grêmio conseguiu efetividade e abriu o placar com Suárez. O uruguaio tabelou com Pepê, que devolveu dentro da área. Suárez dominou e chutou rasteiro, balançando as redes, 1 a 0.

Segundo tempo

O segundo tempo foi mais equilibrado, com os visitantes ameaçando nos instantes iniciais. Aos 11 minutos, pela esquerda, Deyverson finalizou com perigo. Em seguida, Wellington Silva recebeu dentro da área e chutou, mas Caíque defendeu com segurança.

Aos 17 minutos da segunda etapa, o Grêmio chegou foi com efetividade. Após um cruzamento, Reinaldo na pequena área, Everton Galdino subiu mais que a defesa e, de cabeça, mandou a bola para o gol,  Walter defendeu e, no rebote, a bola bateu em Riquelme e morreu no fundo das redes, 2 a 0.

No minuto seguinte, Suárez pegou de primeira e finalizou em direção ao gol, mas o goleiro adversário defendeu firme. Aos poucos, o jogo foi perdendo intensidade.

Com dificuldades para atacar, o Cuiabá não teve forças para reagir e descontar no placar. Com a vitória, o Grêmio chega a 39 pontos, ocupando a terceira posição na tabela do Campeonato Brasileiro.

Coletiva

Após o jogo, na coletiva, Renato Gaúcho comentou sobre o resultado e o desempenho da equipe do Grêmio diante do Cuiabá.

“Nós sabíamos das dificuldades que o Cuiabá ia nos impor. Sabemos da qualidade deles. Não conseguimos encaixar o nosso jogo direito no primeiro tempo, mas no segundo tempo conseguimos melhorar e travar mais o Cuiabá”, ressaltou o treinador gremista.

“O mais importante de tudo é que a gente conseguiu mais uma vitória e não tomamos gols de novo”, completou.

Na coletiva, Renato foi questionado sobre a possibilidade de título no Campeonato Brasileiro. “Enquanto houver chance a gente sempre vai tentar buscar. O título está distante, mas a chance matemática ainda existe. Todos vão oscilar no campeonato, quem sabe a oscilação do Botafogo não começou ontem. Vamos seguir trabalhando”, respondeu.

“Na volta a gente se reapresenta para brigarmos pelo título. A gente sabe que é difícil, mas não é nada impossível”, ressaltou Renato ao comentar sobre a parada para a data Fifa.

“A gente vinha bem, estávamos embalados, mas faz parte, é data Fifa, todo mundo para, temos que parar também. Temos também que dar uma folga para os jogadores, porque eles merecem”, completou.