Redes Sociais

SORIGS alerta sobre os danos à saúde ocular provocados por óculos falsificados

Utilizar óculos falsificados pode ocasionar inúmeros problemas, alerta Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul.

Item indispensável em dias de sol, para leitura ou no dia-a-dia, o óculos exerce uma função fundamental de proteção à saúde ocular, muito além de ser apenas um acessório estético.

Recentemente, o DEIC, departamento estadual de investigações criminais, realizou ofensivas para combater a comercialização de produtos falsificados em Porto Alegre, região metropolitana e no Litoral Norte. Ao todo, foram apreendidas 10 mil unidades de óculos sem procedência adequada.

“No caso de óculos de grau, inicialmente o uso sem a devida prescrição pode causar dores de cabeça e vista cansada. Enquanto os modelos de sol e com lentes sem proteção contra raios ultra violetas, o dano pode ser maior e provocar até lesões na córnea e retina” alerta Marcos Brunstein, presidente da SORIGS (Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul).

De acordo com o oftalmologista, ao adquirir produtos em comércio informal sem procedência e receita médica, a pessoa compromete a identificação de possíveis problemas e não dá a atenção necessária à sua própria saúde.

“Além dos prejuízos diretos, ocorre também o atraso no diagnóstico de doenças importantes. A consulta ao oftalmologista é fundamental para evitar sequelas futuras”, esclarece Brunstein.

Óculos de grau e sol

Utilizar óculos falsificados pode ocasionar inúmeros problemas, onde a situação pode ter uma gravidade diferente dependendo do tipo de exposição sofrida. Confira algumas complicações ao utilizar habitualmente um produto falsificado:

  • Estafa da visão (vista cansada);
  • Desvio ocular;
  • Desconforto e dor nos olhos.
  • Queimaduras na córnea (Fotoceratite)
  • Catarata
  • Pterígio

Como identificar se o produtos é falsificado

É possível, a olho nu, identificar se um óculos de sol é original ou falsificado. Saiba como:

Lentes

O primeiro item que deve ser observado é a cor. No caso de óculos de sol, elas não devem ser muito escuras, a ponto de impedir que a pessoa reconheça as cores das luzes do semáforo.

Armação

Fique atento à qualidade, a armação falsificada é habitualmente mais frágil. Outra questão é se ela possui efeitos prismáticos e podem distorcer as imagens visualizadas pelo usuário.

Material

É importante focar se o logotipo está borrado e se sai facilmente. Note se há algum defeito aparente, acabamento com irregularidades ou bolhas.

Embalagem

Veja se o estojo, no qual vêm os óculos, é de boa qualidade e possui os logotipos da marca, manual de instruções e garantia do fabricante.