O Comando de Policiamento de Porto Alegre concedeu Menção Honrosa aos soldados Santos e Humberto, do 19° Batalhão de Polícia Militar. Eles salvaram a vida de Caíque, um bebê de três meses, na madrugada da última sexta-feira (5).
A Menção foi entregue a fim de reconhecer os serviços prestados pelos policiais militares perante a comunidade. A entrega foi realizada pelo Comandante do Comando de Policiamento da Capital, coronel Luciano, pelo Subcomandante do 19° Batalhão de Polícia Militar, o major Johann, e pelo Comandante do 9° Batalhão de Polícia Militar, o coronel Schmitt, na Sede do Comando.
O salvamento de Caíque ocorreu por meio da execução da Manobra de Heimlich, o que, conforme o Comando, exige “destreza e prontidão”. Nela, faz-se um procedimento para tirar a pessoa da situação de engasgo. A manobra pode ser aplicada tanto em crianças como adultos, mas com diferenças de abordagem em bebês menores de um ano.
O caso ocorreu na Lomba do Pinheiro, zona leste de Porto Alegre. Os policiais militares do 19° BPM estavam em patrulhamento de rotina quando foram abordados pela mãe da criança. Segundo os brigadianos, ela relatou que o menino, de três meses, havia se engasgado com leite materno e ficou desacordado.
A Manobra de Heimlich foi realizada por Santos para desobstrução das vias aéreas. Caíque foi levado até um hospital e depois voltou para casa, já fora de perigo.