O site do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) foi alvo de um ataque hacker. O caso ocorreu no início da tarde desta quarta-feira (11). Conforme o órgão de Justiça do Estado, não houve “comprometimento dos sistemas” do Tribunal.
O caso ocorreu na página de acesso aos processos eletrônicos do TJ-RS. No entanto, apenas a página inicial do site teria sido afetada, sem causar prejuízos a processos ou bancos de dados do Judiciário.
A mensagem que o site havia sido atacado e modificado ficou cerca de uma hora no ar. Nela, o invasor afirmava que o site havia sido alterado, com uma mensagem. “O sistema de justiça é corrupto [sic] podemos ver o ‘estupro culposo'”. Uma foto de uma jovem, de boné e sem mostrar o rosto, também foi colocada na página.
O caso será investigado pela Polícia Civil.
O que diz o TJ-RS
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul se manifestou sobre o ocorrido por meio de nota.
Na tarde desta quarta-feira, o hotsite informativo do eproc foi adulterado por hackers, porém sem comprometimento dos sistemas do Tribunal de Justiça.
Constatou-se que consistiu em um ataque que não atingiu processos e outros bancos de dados do Judiciário estadual.
O problema já foi corrigido, com o reforço de proteção para impedir novos acessos, bem como medidas já foram adotadas para rastrear a autoria do ato.
Direção de Tecnologia da Informação e Comunicação