A maior preocupação do setor de segurança das cidades que compõem a Região Metropolitana de Porto Alegre é o furto de fios, o que afeta o cotidiano da sociedade.
O alerta foi dado pelo Secretário Municipal de Segurança de Porto Alegre, Alexandre Aragon, durante a reunião do Fórum de Segurança da Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre), realizada nesta quinta-feira (11).
Aragon ressaltou que este tipo de crime está presente em todas as 27 unidades federativas do Brasil, sendo que grande parte dos fios roubados é destinada para outros estados.
Nesse sentido, está em andamento um alinhamento entre os municípios em termos de legislação, com o objetivo de estabelecer medidas mais efetivas de fiscalização nos ferros-velhos.
Para o presidente da Granpal, Leonardo Pascoal, um dos objetivos do Fórum da entidade é centralizar informações que permitam a adoção de medidas coercitivas contra este tipo de furto.
“Além do prejuízo social, o roubo acaba por fazer com que as prefeituras redirecionem esforços e investimentos de outras áreas para solucionar os transtornos provocados por esta prática feita por delinquentes”, diz o dirigente.