A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é o único hospital da Região Sul do país que está inserido no CovidSurg. Ele é um estudo multicêntrico internacional que envolve 85 países na análise do impacto da Covid-19 em pessoas que passaram por cirurgias oncológicas durante a pandemia.
O estudo em andamento na Santa Casa visa determinar a mortalidade em 30 dias de pacientes com infecção por Covid-19 submetidos a cirurgias de câncer. “Permitirá um melhor entendimento de diversos fatores que incidem sobre o resultado da cirurgia para pacientes acometidos pela infecção de Covid-19, sejam estes referentes a qualidade de vida ou cura da doença”, disse o responsável pela pesquisa no hospital gaúcho, o cirurgião oncológico Gustavo Andreazza Laporte.
A elaboração de artigo contendo os dados colhidos na pesquisa e a publicação dos resultados estão previstos para os próximos meses. O artigo contou com a colaboração do cirurgião oncológico Tiago Remonti e do residente em cirurgia oncológica Moacyr Christopher Salem.
Para o diretor do Hospital Santa Rita, o oncologista Carlos Eugênio Escovar, estar entre as mais de mil instituições de saúde de todo o mundo confirma a posição de relevância ocupada pelo hospital. “No que diz respeito à sua excelência assistencial em todos os aspectos relacionados à oncologia, traduzida também por sua atuação em pesquisas internacionais.”
Pesquisas
A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre participa, atualmente, de 22 pesquisas que relacionam os efeitos da Covid-19 em áreas da saúde. “Como cardiologia, terapia intensiva, cirurgia oncológica, infectologia, fisioterapia, saúde digital, nefrologia, pneumologia e saúde no trabalho.”
“A Santa Casa de Porto Alegre é o único hospital do Brasil a contar com comitês de ética em pesquisa adulto e outro exclusivamente pediátrico, que realizam a avaliação e o acompanhamento de todos os aspectos éticos direcionados para pesquisas envolvendo seres humanos, fundamentadas em diretrizes éticas internacionais e brasileiras”, finaliza o diretor médico e de ensino e pesquisa da instituição, Antônio Kalil.