Redes Sociais

Salários dos servidores serão pagos em dia no mês de novembro, diz Leite

Pela primeira vez em quase cinco anos, os vencimentos de todos os funcionários públicos serão pagos em dia neste mês de novembro.

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite (PSDB) fez um anúncio importante – e quase que inacreditável – sobre os salários dos servidores públicos estaduais. Pela primeira vez em quase cinco anos, os vencimentos de todos os funcionários públicos serão pagos em dia neste mês de novembro. No entanto, o décimo terceiro salário será parcelado em 12 vezes, como já divulgado.

Todas as matrículas receberão os vencimentos na segunda-feira, dia 30 de novembro. No entanto, advertiu o governador, não é possível garantir que os salários sigam sendo pagos em dia.

Conforme o governador, a quitação dos vencimentos ocorre por causa da contenção de despesas feita pelo Executivo estadual. “É verdade que a gente vive um cenário de incertezas, devido à pandemia, dado ao quadro da economia, do impacto que a pandemia tem sobre a economia. E até mesmo por termos a incerteza sobre qual será, realmente, a arrecadação do próximo ano, uma vez que as alíquotas de ICMS expiram no final deste ano”, afirmou Leite.

O parcelamento de salários começou em julho de 2015. No fim daquele ano, com o acréscimo dos valores do IPVA, o governo do Estado conseguiu pagar em dia. Mas, a partir de fevereiro de 2016, os salários foram pagos por partes. Foram 57 meses até esta nova quitação integral.

O anúncio do pagamento integral da folha ocorre pouco mais de um mês antes do fim da majoração das alíquotas de ICMS no Estado. As alíquotas foram ampliadas em julho de 2015, numa tentativa do governo ter mais dinheiro em caixa.