Há um número alarmante de pessoas com fome no mundo: 828 milhões padecem com esse flagelo. No Brasil, são mais de 33 milhões de pessoas passando fome, destes, 1,7 milhão são gaúchos que não têm nada para comer todos os dias.
Por isso, ações efetivas para se combater a fome necessitam da união de toda a sociedade. Para tanto, neste sábado (3), os gaúchos têm a oportunidade de minimizar o sofrimento de suas comunidades, doando alimentos durante o Sábado Solidário, que será realizado em 18 cidades do Rio Grande do Sul.
A Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul realiza no primeiro sábado de cada mês a campanha Sábado Solidário, data que mobiliza voluntários e parceiros para arrecadar mais alimentos e juntos com os doadores oferecer mais saúde e esperança a mais de 900 instituições sociais e famílias atendidas pelos Bancos de Alimentos no Estado. Somente em 2023, a ação já arrecadou 150 toneladas de alimentos.
O Sábado Solidário, que ocorre em frente a supermercados parceiros, acontecerá em Alvorada, Bagé, Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, Região do Calçado (Novo Hamburgo, Estância Velha, Sapiranga e Campo Bom), Vale do Sinos (Portão, Sapucaia, São Leopoldo e Esteio) e Viamão.
Voluntários devidamente uniformizados com o jaleco do Banco de Alimentos arrecadarão doações em mais de 100 supermercados participantes do Sábado Solidário.
O Banco de Alimentos contará com a ajuda de voluntários de clubes de Rotary e Lions, escoteiros, universitários, funcionários de empresas e sindicatos, entre tantas outras pessoas que desejam fazer o bem.