Aas ruas do Centro Histórico de Porto Alegre, bloqueadas, devido à enchente de maio, estão liberadas ao tráfego de veículos. As vias podem ser acessadas após a limpeza realizada por equipes do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana).
As interrupções de trânsito estavam implementadas na avenida Mauá, Siqueira Campos, Júlio de Castilhos e rua da Conceição. O corredor humanitário na entrada da Capital, segue funcionando na região da Rodoviária.
Na avenida Mauá, no entanto, há uma restrição nas faixas 3 e 4 (as duas mais à direita) em frente à rua Coronel Vicente. Os motoristas devem ficar atentos a sinalização, feita com cones e placas por causa de uma tampa que cedeu.
Conforme a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), a alça de acesso da Freeway, sentido Litoral/Porto Alegre, para a Assis Brasil foi reaberta nesta segunda-feira (3).
Porém, ainda há cerca de 15 bloqueios totais por acúmulo de água. Na zona sul, avenida Guaíba, Serraria e Guarujá ainda têm pontos de alagamento e seguem com os acessos bloqueados.
Na zona norte, há bloqueios na região das ilhas, na Severo Dullius, na rua Sérgio Jungblut Dieterich, 1.200, e Voluntários da Pátria esquina com Adelino Machado de Souza.
Ainda de acordo com a EPTC, a área central tem como principal ponto de alagamento a avenida Aureliano de Figueiredo Pinto. O trecho com problemas fica próximo ao Tribunal de Justiça e Ministério Público do RS.