vacinação

RS tem aumento nas internações por covid-19

O crescimento dos casos de pacientes graves reforça a importância da vacinação. Estado tem menos de 20% dos moradores imunizados com vacina bivalente.

Foto: Cristine Rochol/PMPA

O Rio Grande do Sul voltou a registrar aumento nas internações por Covid-19 nas últimas semanas. O crescimento dos casos de pacientes graves reforça a importância da vacinação, principalmente com a dose atualizada da vacina bivalente. Menos de 20% da população tomou esse tipo de imunizante.

Conforme a Secretaria da Saúde, foram registradas 64 hospitalizações por complicações respiratórias em virtude da doença entre os dias 8 e 14 de outubro. No período de 20 a 26 de agosto haviam sido apenas 14.

Para a chefe substituta da Divisão de Vigilância Epidemiológica do CEVS (Centro Estadual de Vigilância em Saúde), o aumento mostra um padrão de endemia do vírus Sars-CoV-2, que causa a Covid-19. “Isso quer dizer que ele irá circular com picos em determinados momentos do ano, assim como o vírus da gripe influenza”, explica. “Além disso, a cobertura da bivalente é baixa nos maiores de 18 anos, sendo ela a vacina com composição mais próxima genomicamente das variantes que circulam atualmente”, complementa.

Com o aumento das internações, consequentemente aumentaram os óbitos, mesmo que em proporções inferiores. Nas últimas três semanas ocorreram 18 óbitos por covid-19 no Estado. Desses, 16 em maiores de 60 anos. Os outros dois óbitos foram de pessoas que apresentavam comorbidade.

“Ou seja, 100% dos últimos óbitos ocorreram em pessoas com algum fator de risco, seja a idade ou presença de comorbidade. Isso reforça a importância de que esses dois grupos tomem a vacina”, afirma Letícia. Ela ressalta que 12 dos indivíduos que morreram possuíam três, ou menos, doses de vacina.