O Cevs (Centro Estadual de Vigilância em Saúde) confirmou, nesta terça-feira (17), mais 11 casos da variante delta do coronavírus.
A confirmação foi realizada por meio de sequenciamento genético completo, nos mesmos moldes do que é realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
Portanto, para esses casos, o retorno do laboratório carioca não se faz mais necessário. Esses casos confirmados são de residentes dos municípios de Alvorada, Caxias do Sul, Esteio, Passo Fundo, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Triunfo.
“Todas as amostras já tinham passado por sequenciamento genético parcial no Cevs e apontado para provável delta”, ressaltou o governo do Estado.
Outros 26 casos confirmados da variante delta foram notificados ao Cevs nesta terça, sendo quatro pelo Laboratório de Bioinformática Aplicada a Microbiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), todos de residentes em Santa Maria, e 22 pelo Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale.
As universidades usaram a tecnologia de sequenciamento genético completo para a confirmação. Com isso, o Estado passa de 15 para 52 casos confirmados da variante.