A ressaca do mar, ocorrida ontem (29) devido a passagem de uma frente fria, trouxe novos prejuízos em Imbé, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Segundo a Prefeitura de Imbé os pontos da cidade mais prejudicados são: o Guia Corrente e o Balneário Imara. O prefeito Ique Vedovato e o vice Régis Cacetinho estiveram visitando os locais e constataram os estragos. No Guia Corrente, a força das ondas danificou parte da pavimentação do local.
Mas os maiores estragos foram concentrados em um trecho da Interpraias, via que liga Imbé a Osório. A erosão comprometeu parte da pista e a prefeitura sinalizou o local para evitar acidentes. A via possui uma grande movimentação de veículos, especialmente caminhões e ônibus.
A intenção da Prefeitura de Imbé, em parceria com a cidade vizinha, é fazer com que a estrada seja deslocada mais acima, no sentido oeste, afastando a pista de uma maior proximidade da orla e, com isso, recompondo as dunas frontais, que possuem, entre outras funções naturais, evitar o avanço do mar nos períodos de ressacas.
“Já estivemos reunidos com o prefeito de Osório, Roger Caputi, conversamos com loteadores das áreas que ficam entre os municípios. Um estudo está sendo elaborado para obter as licenças ambientais necessárias para abertura da estrada”, disse Vedovato.