BRASILEIRÃO

"Não quer dizer que seja o melhor do Brasil", diz Renato após Grêmio atropelar o Coritiba

Na coletiva, Renato Gaúcho comentou sobre o resultado e o desempenho da equipe do Grêmio no Campeonato Brasileiro.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio é vice-líder do Campeonato Brasileiro 2023. A equipe gremista atropelou e venceu o Coritiba por 5 a 1 na tarde deste domingo (25), na Arena, com a presença de 37 mil torcedores.

Em campo, com o retorno da dupla Kannemann e Bruno Uvini, que estava suspensa na última partida, Renato gaúcho escalou os defensores e optou por permanecer com o esquema 4-2-3-1. Outra mudança em relação ao último jogo foi a volta do goleiro Gabriel Grando, Carballo no meio-campo e Vina como titular no ataque.

Com o apoio da torcida, o Grêmio começou pressionando a equipe adversária. A equipe tricolor, desde o início da partida, trocava passes no ataque, mas encontrava um adversário fechado. O Coritiba buscava encontrar oportunidades em contra-ataques.

O Coritiba, quando chegava no ataque era com perigo, dando trabalho para o goleiro gremista. Aos 24 minutos do primeiro tempo, Cristaldo, pela direita, cruzou na cabeça de Uvini, que finalizou na trave.

No rebote, Vina também quase balançou as redes, mas a bola subiu demais. Aos 29 minutos da primeira etapa, mais uma grande chance para o Grêmio. João Pedro, pela direita, encontrou Reinaldo, que, da entrada da área, chutou firme e a bola passou rente a trave. No lance, a bola pegou no braço da defesa e a arbitragem, após checar o VAR, marcou pênalti. Cristaldo bateu, converteu e abriu o placar para o Grêmio, 1 a 0.

Após o gol, a equipe gremista seguiu em cima, trocando passes e buscando o segundo. Porém, quando o ponteiro chegava aos 40 minutos do primeiro tempo, Gabriel Grando não conseguiu defender o chute de Alef Manga, que bateu colocado e tirou a bola do goleiro gremista, 1 a 1.

Nos minutos finais, o Grêmio pressionou, mas não conseguiu terminar o primeiro tempo em vantagem.

Segundo tempo

Para o segundo tempo, o Grêmio voltou sem modificações, mas começou atropelando a equipe adversária. Na primeira chegada ao ataque, o tricolor gaúcho ampliou o marcador. Aos 2 minutos, após um belo toque de bola, Luis Suárez, pela esquerda, cruzou na medida para Villasanti, que cabeceou para o gol, 2 a 1.

Só dava Grêmio na etapa complementar. Há cada oportunidade, o Grêmio aproveitava. Aos 8 minutos, João Pedro escorou para Bitello, que, de longe, bateu firme e acertou o canto do goleiro Gabriel, que nada pôde fazer, 3 a 1.

O Coritiba não teve forças nem qualidade para reagir na partida. Mais inteiro na partida, o Grêmio aproveitou para ampliar o placar. Aos 20 minutos do segundo tempo, Reinaldo lançou Suárez às costas da defesa e o atacante uruguaio não perdoou desta vez. De frente para Gabriel Vasconsellos, deslocou o goleiro e fez 4 a 1.

A pressão seguiu. Aos 38 minutos, Nathan encontrou André Henrique, que avançou para dentro da área, pela esquerda, e bateu cruzado, marcando seu primeiro gol com a camisa gremista, 5 a 1.

Com  resultado, o Grêmio chega aos 23 pontos, ultrapassando o Palmeiras, e ficando atrás apenas do líder Botafogo, que tem 30 pontos.

Coletiva

Na coletiva, Renato Gaúcho comentou sobre o resultado e o desempenho da equipe do Grêmio no Campeonato Brasileiro. “Hoje o Grêmio é vice-líder do campeonato, com muita gente não acreditando”, ressaltou.

O treinador disse que, mesmo na vice-liderança, é importante ter mais opções no grupo. “Continuo com a mesma opinião, quanto mais opções, mais longe podemos chegar. Hoje o Grêmio é o vice-líder do campeonato, mas não quer dizer que seja o melhor do Brasil. Nós temos um grupo bom”, disse.

Na coletiva, Renato também confirmou conversas com Suárez e deixa dúvida sobre permanência do jogador uruguaio. “A gente sabe o que tem conversado, tem trocado ideias. Converso bastante com a diretoria e com o Suárez. Tem certas coisas que a gente procura segurar aqui dentro porque cada um tem uma opinião lá fora”, comentou.

“Tem muita coisa acontecendo. Muita coisa ainda vai acontecer. Como treinador, espero que seja um final feliz porque precisamos dele. Ele tem dores no joelho também, tem outras coisas acontecendo, mas isso foge de mim. Isso é entre diretoria e o jogador. Espero que possa se resolver da melhor maneira para que possamos continuar tendo o Suárez”, completou o técnico do Grêmio.