ENTRADA FRANCA

Quarteto de flauta e cordas da Ospa apresenta obras do classicismo ao choro brasileiro

O Quarteto Instrumental da Ospa apresenta uma série de obras dedicadas ao choro.

Foto: Luiza Piffero/Divulgação

A programação da Série Música de Câmara da Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) tem se destacado por trazer ao público composições pouco conhecidas com histórias fascinantes, adaptações de músicas originalmente escritas para instrumentos atualmente incomuns e, além disso, pelo potencial de promover o encontro de universos musicais.

Neste domingo (17), às 18h, na Sala de Recitais da Casa da Ospa, o classicismo de Mozart e Ferdinand Ries se junta ao choro de Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e Abel Ferreira nesta apresentação imperdível do Quarteto Instrumental, grupo formado pelos músicos da Ospa Elena Romanov (violino), Vladimir Romanov (viola), Rodrigo Alquati (violoncelo) e Artur Elias (flauta). A entrada é franca e por ordem de chegada.

O Quarteto Instrumental, que iniciou suas atividades em 2008, une a música popular sul-americana com a música camerística desde então. Nesta ocasião, iniciam a apresentação com “Quarteto nº 3 em Dó Maior, K. 285b”, obra de dois movimentos de uma das maiores figuras do classicismo, Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).

Logo depois, é a vez de interpretar “Quarteto em Ré Menor, WoO 35”, do alemão Ferdinand Ries (1784-1838) – este, amigo e mentorado de Beethoven, e que, por conta de sua influência, situou-se entre o classicismo e os primeiros estilos do romantismo.

Após percorrer um repertório de câmara tradicional, o Quarteto Instrumental apresenta uma série de obras dedicadas ao choro. Com seu início no Rio de Janeiro, no final do século 19, o choro foi um dos primeiros estilos musicais da periferia verdadeiramente popularizados no Brasil, impactando imensamente o cenário artístico do país e atuando como referência para gêneros populares posteriores.

Com arranjos de Artur Elias, o recital contempla “Atraente”, música de Chiquinha Gonzaga (1847-1935), uma das primeiras compositoras populares do Brasil. De Pixinguinha (1897-1973), um dos nomes mais reconhecidos do estilo, o quarteto apresenta “Segura Ele”. De uma geração posterior, interpretam “Chorando Baixinho”, de Abel Ferreira (1915-1980).

Serviço

Recital da Série Música de Câmara – Quarteto Instrumental

Data: 17/09
Horário: 18h
local: Sala de Recitais da Casa da OSPA (Caff – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre