Uma propriedade com 12 bovinos com testagem positiva para tuberculose foi interditada no município de Toropi, na Região Central do Rio Grande do Sul.
Conforme a fiscal agropecuária Jórgia Seixas, que participou da ação que avalia a indenização dos animais positivos, esses bovinos encontram-se isolados e afastados da produção leiteira.
“O leite e a carne desses bovinos não podem ser consumidos e eles serão sacrificados em um estabelecimento sob serviço de inspeção oficial”, afirma Jórgia.
Tuberculose bovina
A tuberculose bovina é uma zoonose de evolução crônica, que causa problemas respiratórios ou digestivos.
Os animais podem apresentar sinais de emagrecimento, tosse, cansaço e redução na produção de carne e leite. A principal forma de introdução de tuberculose em um rebanho é a aquisição de animais infectados.
“Desta forma para evitar a introdução da doença na propriedade, o produtor deverá adquirir somente animais com atestado negativo para tuberculose e testar anualmente os animais para eliminação dos infectados”, ressaltou a Seapdr (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural).
“Os produtores podem solicitar a indenização dos animais reagentes para tuberculose diretamente para o Ministério da Agricultura e para o Fundesa, sendo necessário estar em dia com as obrigações sanitárias”, finalizou em nota.