CULTURA

Em parceria inédita, projetos culturais apresentam "Concerto Dançado" em Porto Alegre

Apresentações ocorrem na quarta-feira (18) e no domingo (22), ambas às 14h, no Teatro Renascença

A Cia Municipal de Dança e a Banda Municipal de Porto Alegre estreiam na quarta-feira (18), às 14h, o Concerto Dançado, no Teatro Renascença. A segunda apresentação é no domingo (22) também às 14h, na Concha Acústica do Multipalco Eva Sopher do Theatro São Pedro. Nos dois dias a entrada é gratuita.

Em parceria inédita, o espetáculo é direcionado ao público infanto-juvenil. No programa serão apresentados repertórios que mesclam trilhas sonoras de desenhos animados, filmes de cinema, música popular brasileira e internacional apresentando uma diversidade de estilos musicais e linguagens de dança. 

O concerto apresenta um pouco dos instrumentos e da organização musical da Banda Municipal, assim como dos passos básicos da dança criando um espetáculo interativo e educativo para a plateia.

Cia Municipal de Dança de Porto Alegre

A Cia é um projeto realizado em conjunto pelas secretarias municipais de Cultura e Economia Criativa e da Educação, com apoio da OSC Afro-Sul Odomodê na gestão de seu eixo pedagógico. 

O projeto existe desde 2014 e foi sancionado por lei em 2017. A Cia mantém um elenco profissional de bailarinos e bailarinas e já realizou 15 montagens, reunindo um público de cerca de 50 mil espectadores, no Brasil, Alemanha e Israel. 

Atua de forma integrada com as Escolas Preparatórias de Dança (EPDs), que funcionam em cinco escolas municipais da periferia de Porto Alegre. Também são mantidos pela Cia Municipal, cinco núcleos de Cias Jovem de Dança que reúnem alunos(as) que se destacam nas EPDs e atuam orientados pelos bailarinos profissionais.

Banda Municipal de Porto Alegre

Este projeto foi instituído no dia 13 de julho de 1925 pelo Intendente Otávio Rocha. A estreia aconteceu no Theatro São Pedro, em 13 de junho de 1926, passando a realizar apresentações em praças públicas e no primeiro Auditório Araújo Vianna, então localizado onde se encontra hoje a Assembleia Legislativa. Em 1979, a regência foi assumida por Alcides Macedo. Com a criação da Secretaria Municipal de Cultura, em 1988, a banda foi incorporada a este órgão. 

Atualmente, aos 98 anos, conta com 33 integrantes, músicos de vínculo estatutário, dirigida por Jorge Franco e Eliseu Rodrigues. A banda realiza atividades musicais no Teatro Renascença, além de concertos para escolas, apresentações em atividades da Prefeitura de Porto Alegre e eventos para a população da capital.