Uma equipe do Procon percorreu os supermercados de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, para fiscalizar os preços do leite.
Segundo a Prefeitura de Canoas, na ação, foram fiscalizadas sete redes de supermercados. Todos os estabelecimentos foram notificados a apresentar as notas fiscais de entrada (compra) e saída (venda) do leite.
Segundo a chefe de Unidade do Procon de Canoas, Caroline Guerini, há uma margem de 20% de lucro líquido que não pode ser ultrapassada.
“A não ser que haja um aumento extremamente brusco e que seja, literalmente, do dia para a noite, ultrapassando a margem de lucro. Estamos constantemente acompanhando os preços nos principais supermercados, além de averiguarmos todas as reclamações que chegam até nós”, alertou.
Conforme a prefeitura, a equipe recebeu as notas para calcular as margens de lucro dos mercados.
“Foi verificado que não há irregularidades, que os estabelecimentos estão comprando por valor superior a R$ 6,00 o litro, chegando em alguns casos até R$ 7,00, justificando os preços elevados que os consumidores estão encontrando nas prateleiras”, disse.
Conforme a diretora do Procon, Taís Marques, optou-se por iniciar a ação de fiscalização nas grandes redes devido a estes, muitas vezes, serem também fornecedores dos pequenos comércios.
“Se houver algum abuso de preço nestes mercados, repercutirá no preço final a todos os consumidores. Nas nossas ações foram constatadas variações de até 9,1% nos preços praticados nos estabelecimentos. Neste momento nós orientamos que o consumidor precisa pesquisar para achar o melhor preço”, ressaltou.