O CBMRS (Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul) recebeu, nesta quinta-feira (6), o seu primeiro helicóptero. A cerimônia ocorreu no estacionamento do Trecho 3 da Orla do Guaíba, em Porto Alegre. A aeronave será utilizada em variadas missões, dentre elas operações de busca, salvamento e resgate, transporte de órgãos, remoções de pacientes e combate a incêndios florestais.
A aeronave, matrícula PS-COA, é um AgustaWestland AW119kx Koala, do mesmo modelo empregado pela Brigada Militar em operações de segurança pública. O helicóptero é o primeiro a ser operado exclusivamente pelos bombeiros militares do RS. Até então, a corporação fazia uso compartilhado dos helicópteros Guapo, da BM, ou Gavião Uno, da Polícia Civil.
A aeronave tem capacidade de voar por meio de instrumentos, o chamado voo por IFR (instrument flight rules, em inglês). Com essa capacidade, ele pode ser utilizado em condições meteorológicas adversas ou fazer voos noturnos, desde que possa pousar em aeroportos ou helipontos homologados para este tipo de regras de tráfego aéreo.
O helicóptero pode levar até oito pessoas, sendo dois pilotos e seis tripulantes e possui autonomia de até 2h30 em voo de cruzeiro, feita a 245km/h. A área de cobertura da aeronave chega a cerca de 500 quilômetros, o que permitiria um voo sem escala para reabastecimento da Base Aérea de Canoas, onde a aeronave ficará sediada, até São Borja, na Fronteira Oeste.
O Koala pode ser configurado e reconfigurado para diversos tipos de missão de forma ágil, podendo fazer até resgates por meio de rapel e de combate a incêndio com capacidade de 820 litros. O equipamento possui provisão para guincho de içamento, gancho de carga, transporte e suporte médico adulto, infantil e neonatal e atendimento médico de urgência adulto e infantil, capaz de suportar um paciente em estado grave.
Além da Brigada Militar, que opera os helicópteros Guapo 23 e Guapo 24, a PRF faz uso de duas aeronaves do modelo AgustaWestland AW119kx Koala. Uma delas está sediada em Porto Alegre.
Polícia Civil recebe armamentos e BM apresenta novo fardamento
Na mesma cerimônia, o Governo do RS fez a entrega de 3 mil pistolas para a Polícia Civil. A entrega dos itens foi conduzida pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, e contou com a presença de outras autoridades.
O ato também serviu para o lançamento oficial do novo fardamento da Brigada Militar. O modelo, na cor cinza, possui avanços visando o conforto e mobilidade dos policiais. Os testes de desempenho dos uniformes estavam sendo realizados desde o ano passado.