SAÚDE

Primeira Infância Melhor tem edital para quase 5 mil novas vagas no RS

O programa é voltado para famílias com gestantes e com crianças menores de seis anos de idade

Arita Bergmann assinou, em Colinas, o edital que abre novas vagas e adesões no programa – Foto: Itamar Aguiar/Ascom SES

A SES (Secretaria Estadual da Saúde) anunciou, nesta quinta-feira (24), um edital de chamamento aos municípios que destina R$ 3,4 milhões por ano para a abertura de novas vagas no programa PIM (Primeira Infância Melhor). O anúncio foi feito pela titular da pasta, Arita Bergmann, no 1º Seminário pela Primeira Infância, na cidade de Colinas, no Vale do Taquari, região que tem 30 municípios integrando o programa.

Ao todo, serão 4.367 novas vagas. Elas são voltadas para famílias com gestantes e com crianças menores de seis anos de idade. Famílias em situação de vulnerabilidade e com crianças menores de três anos terão prioridade de atendimento.

O incentivo financeiro a ser repassado pelo Estado é de R$ 65 mensais por pessoa (gestante ou criança) atendida pelo município. O prazo-limite para o envio de propostas é 17 de setembro.

O PIM está presente em 257 municípios do Estado e com outros 210 em processo de adesão (467 no total). O programa completou 20 anos de existência em abril, com ênfase na educação, saúde e assistência social das crianças desde a gestação até os seis anos de idade.

Desde do do PIM, são 288 mil crianças e 67 mil gestantes atendidas em 245 mil famílias. O trabalho envolveu 14 mil visitadores.

O governo do RS destaca ainda que o programa também tem sido reconhecido com prêmios nacionais e internacionais. Dentre eles, o Concurso Latino-Americano de Boas Práticas que Promovem a Equidade em Saúde para as Mulheres, as Crianças e os Adolescentes, do Movimento Every Woman, Every Child na América Latina e Caribe – iniciativa promovida pelo Banco Mundial, pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Também foi referência para oito programas estaduais e para o programa federal Primeira Infância Feliz.