ASSISTÊNCIA SOCIAL

Porto Alegre prorroga Operação Inverno até o fim do ano

Medida se deve à situação climática, a partir da previsão de que Porto Alegre sofrerá com o El Niño até novembro

Foto: Pedro Piegas / PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta terça-feira (3), que irá prorrogar a Operação Inverno até 31 de dezembro. A ação busca acolher pessoas em situação de rua na cidade em albergues e pousadas. Nos próximos dias, também, uma nova modalidade será lançada, com recebimento de homens adultos em situação de rua em uma casa de passagem com capacidade para atender até 50 pessoas.

A medida se deve à situação climática, a partir da previsão de que Porto Alegre sofrerá com o El Niño até novembro. Estima-se que centenas de famílias possam ser atingidas na Capital.

Ao todo, são 970 vagas disponibilizadas na rede de proteção à população de rua. Além das 50 vagas da nova modalidade, há 100 remanescentes das ampliações realizadas em junho, que se somam às 820 já existentes.

Entre os meses de junho e setembro, cerca de 240 pessoas foram acolhidas diariamente em albergues noturnos e 272 pessoas ao dia na modalidade de pousadas. Foram realizadas 1.899 abordagens sistemáticas, com encaminhamentos e orientações de acesso aos serviços socioassistenciais e de saúde. 

A Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania), órgão gestor da Política de Assistência Social na cidade, destaca a situação de emergência no município, o que demanda ampliação dos cuidados e da proteção. 

O trabalho irá ocorrer através de acompanhamentos técnicos ”tanto às pessoas já atendidas em nossas unidades como para as famílias atingidas em áreas de risco”, diz a diretora técnica da Fasc Loiva Diedrich.

Confira os serviços que compõem a rede em Porto Alegre

Central de Abordagem

A Central de Abordagem, localizada no Centro Integrado de Coordenação de Serviços de Porto Alegre (Ceic-POA), tem equipes trabalhando 24 horas, todos os dias da semana. As solicitações são realizadas por meio do telefone 156, opção 7, ou app 156+POA. Nos feriados e finais de semana, a equipe de abordagem social realiza plantão das 9h às 19h.

Rede de atendimento com acesso espontâneo

Albergues – atendimento das 19h às 7h

Dias da Cruz: (12h) – avenida Azenha, 366 – Azenha

Acolher 1: (12h) – rua Dr. João Simplício, 38 – Vila Jardim

Acolher 2 (12h) – rua 7 de Abril, 315 – Floresta

Centros POP – das 8h às 17h

Equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.

Centro POP 1 – Santana – avenida João Pessoa, 2384 – Farroupilha

Centro POP 2 – Floresta – rua Gaspar Martins, 114/120 – Floresta

Centro POP 3 – Navegantes – avenida França, 496 – Navegantes

Restaurantes Populares – ao meio-dia

Centro – rua Garibaldi, 461 (segunda-feira a domingo)

Vila Cruzeiro – rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira)

Lomba do Pinheiro – rua Cacimbas, 159 (segunda a sexta-feira)

Restinga – Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira)

Zona Norte – rua Caetano Fulginiti, 95, Rubem Berta (segunda a sexta-feira).

Ilha da Pintada: Rua Oscar Shmitt, 67 (segunda a sexta-feira).