Cerca de 60 pessoas tiveram que ser removidas de um prédio no bairro Rubem Berta, na zona norte de Porto Alegre, neste sábado (10).
O prédio do Programa Minha Casa Minha Vida fica localizado no loteamento Irmãos Maristas. Segundo os moradores, o imóvel apresentou rachaduras e tremores na estrutura.
Uma vistoria foi feita no prédio após os moradores acionarem os bombeiros. Estiveram no local a Prefeitura de Porto Alegre, a Defesa Civil, a Fundação de Assistência Social e Cidadania, os bombeiros, a Caixa Econômica Federal e a construtora responsável pelo empreendimento.
Prefeitura de Porto Alegre disse que notificou a construtora responsável pela obra e a Caixa Econômica Federal, a quem cabe a fiscalização. Além disso, solicitou um laudo de estabilidade estrutural de todos os prédios do empreendimento.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os agentes perceberam o problema relatado pelos moradores e, por medida de segurança, interditaram o prédio até que seja feita uma avaliação de engenheiros.
No entanto, na noite deste sábado, a construtora responsável pela obra no Loteamento garantiu a estabilidade estrutural do Bloco A da Quadra M.
Sobre o empreendimento
O contrato para a obra foi assinado pela Caixa e a empresa Direcional em 2017. A prefeitura cedeu o terreno, realizou obras de infraestrutura no local e firmou convênio com a Caixa para a construção das moradias pelo programa Minha Casa Minha Vida com um total de 1.280 unidades, entre casas e apartamentos.
Cada unidade possui dois quartos, sala, cozinha e banheiro.