As praias do Lami e do Belém Novo, na zona sul de Porto Alegre, seguem próprias para banho. Esta é a sexta semana consecutiva que o relatório indica todos os locais como próprios.
Conforme o DMAE (Departamento Municipal de Águas e Esgotos), foram coletadas cinco amostras pela equipe técnica do Departamento em cada um dos pontos entre os dias 28 de dezembro do ano passado e 25 de janeiro.
Condições nas praias do Belém Novo
- Posto 1 (Praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus): águas próprias para banho;
- Posto 2 (Praia do Leblon, avenida Beira Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só): águas próprias para banho;
- Posto 3 (Praça do Veludo, avenida Pinheiro Machado, em frente à praça): águas próprias para banho.
Condições nas praias do Lami
- Posto 1 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, nas imediações da segunda guarita de guarda-vidas): águas próprias para banho;
- Posto 2 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de guarda-vidas): águas próprias para banho;
- Posto 3 (avenida Beira Rio, em frente ao nº 510): águas próprias para banho.
Apenas os bairros Lami e Belém Novo têm condições de receber banhistas com segurança na capital gaúcha. As águas do Guaíba entre o cais Mauá e o bairro Ponta Grossa, na zona sul da Capital gaúcha, são perigosas e o banho é desaconselhado.
Outro motivo para o banho não ser recomendado na área Central e parte da zona sul é a qualidade da água. Ela pode ser prejudicial à saúde, principalmente se levar em consideração o ingresso de esgoto não tratado na foz de arroios, como o Dilúvio.