A prefeitura de Porto Alegre começa a vacinar contra a gripe (Influenza) pessoas com 50 anos ou mais nesta segunda-feira (15). Ao longo da semana, as faixas etárias serão ampliadas gradualmente. O objetivo é evitar aglomerações nos locais de vacinação, garantindo um melhor atendimento à população.
A decisão de ampliar o público apto a receber a vacina atende determinação do Ministério da Saúde. Este novo grupo se junta aos grupos prioritários que vêm sendo vacinados desde o início da campanha, em 10 de abril. São eles:
- Idosos
- Professores
- Crianças a partir de seis meses,
- Servidores da segurança e do transporte público,
- Gestantes
- Puérperas
- Indígenas
- Trabalhadores da saúde
- Pessoas com deficiência permanente e com comorbidades
A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) manterá doses em todas as salas de vacina, de acordo com o horário de funcionamento de cada local. “Para evitar aglomeração em locais de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde optou por escalonar as faixas etárias ao longo da semana”, enfatiza o titular da SMS, César Sulzbach.
Até a última sexta-feira (12), foram administradas na cidade 190.954 doses da vacina contra gripe. Esta quantia corresponde a uma cobertura de 26,6% da meta alcançada até o momento.
Confira o escalonamento previsto para esta semana na Capital:
Segunda-feira (15) – pessoas com 50 anos ou mais
Terça-feira (16) – Pessoas com 40 anos ou mais
Quarta-feira (17) – Pessoas com 30 anos ou mais
Quinta-feira (18) – Pessoas com 20 anos ou mais
Sexta-feira (19) – Todas as pessoas a partir de seis meses de idade