Sincronização

Porto Alegre começa a instalar sinaleiras conectadas via fibra e 4G

O primeiro controlador que recebeu a qualificação foi o do cruzamento da avenida Loureiro da Silva com a rua João Alfredo, na Cidade Baixa.

Crédito: Pedro Piegas / PMPA

Após anos de lentidão e congestionamentos causados pela falta de sincronização das sinaleiras, Porto Alegre começou a substituir conjuntos semafóricos defasados. Os equipamentos passarão a ser conectados a partir de fibra óptica e sinal 4G.

O primeiro controlador que recebeu a qualificação foi o do cruzamento da avenida Loureiro da Silva com a rua João Alfredo, na Cidade Baixa. Apenas nessa região da cidade serão beneficiados 14 pontos entre a João Alfredo e a avenida João Pessoa.

Além desses pontos, outro eixo da 1ª Perimetral – entre Edvaldo Pereira Paiva e Augusto de Carvalho – também receberá atualização nos próximos meses.

Porto Alegre tem em torno de 1.430 locais semaforizados, com 11.072 semáforos, os quais são gerenciados por cerca de 900 controladores de programação semafórica. A meta na primeira fase do programa de troca de sinaleiras é aumentar de 62% para 90% o índice de comunicação nos controladores semafóricos desses eixos.

A expectativa é que ocorra a diminuição  dos congestionamentos em, ao menos 20%, das vias. Como os equipamentos devem funcionar sincronizados, eles devem reduzir o tempo de percurso dos motoristas.