A Prefeitura de Porto Alegre inicia os repasses às instituições de assistência à saúde vinculadas ao SUS (Sistema Único de Saúde), dos valores do piso nacional da enfermagem ainda no mês de outubro. Há um cronograma que pode variar até, no máximo, dia 31 de outubro.
Na manhã da sexta-feira (6), Prefeitura e Sindicatos definiram a criação de um grupo de trabalho transversal para a discussão das vantagens fixas e variáveis que compõem o cálculo do piso da enfermagem da SMS (Secretaria Municipal da Saúde).
Quanto aos servidores estatutários, a SMS diz que ainda não foi identificado repasse a ser realizado e que divergências no atendimento serão elucidadas no grupo de trabalho. A pasta garante que possíveis problemas serão corrigidos nos meses subsequentes.
Os valores foram enviados pelo Ministério da Saúde e dizem respeito às competências de maio a agosto. Como critério, o repasse do Ministério só pode ser destinado a estabelecimentos ou instituições com registro no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde).