O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre) identificou alteração no gosto e odor da água da cidade. A mudança foi percebida pela população. Nas redes sociais, há diversos relatos de “gosto de terra” na água que sai das torneiras. Segundo o Dmae, no entanto, a água é segura para o consumo humano.
A alteração na qualidade da água foi percebida na já no domingo (7) pelo Painel Sensorial da Qualidade do Departamento. Na segunda-feira (8), começaram a ser realizadas análises para identificar a origem do problema, diz o Dmae. A previsão é que nos próximos dias a situação esteja resolvida.
Segundo o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss, neste período do ano não é comum registro de reclamações da qualidade da água. “Acreditamos que, devido às expressivas chuvas dos últimos dias, matéria orgânica dos afluentes do Guaíba foi arrastada, contribuindo para a presença de gosto e odor”, explica.
Medida
Desde a percepção na alteração da qualidade da água bruta, o Dmae relata já ter aumentado a dose do dióxido de cloro, em um processo que elimina o risco de contaminação. A medida atende aos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Reclamações podem ser registradas no telefone 156, opção 2.
Quer divulgar sua marca para um público qualificado?
Alcance milhares de leitores diariamente com campanhas e anúncios estratégicos e personalizados. Clique em Quero Anunciar e confira valores promocionais.