PARA EVITAR FILAS

Porto Alegre terá experiência com telemedicina em serviços de emergência

Com atendimento eletrônico, videochamada e chat, as pessoas fazem a consulta médica e recebem o diagnóstico, como acontece presencialmente

A partir desta segunda-feira (16), moradores de Porto Alegre poderão agendar atendimentos de urgência e emergência pela internet. A experiência, válida por 90 dias, visa evitar filas e tempo de espera.

A expectativa de celeridade se dá pela identificação do quadro atual da Capital. Segundo a Prefeitura, 75% dos casos que chegam aos prontos atendimentos da Capital são de baixa complexidade. Isso significa que ou seja, não se caracterizam em urgência ou emergência.

Os serviços médicos e de enfermagem habilitados para usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) serão fornecidos por empresas parceiras.

Após o período de desenvolvimento, será escolhido o modelo ideal de atendimento em telemedicina para esse contexto. Segundo a Prefeitura, o objetivo é utilizar soluções inovadoras para melhorar o atendimento da população. A iniciativa é feita de forma conjunta pela Secretaria Municipal de Saúde e Gabinete de Inovação.

Como funciona

O agendamento pode ser feito neste site através do celular, computador ou tablet. Com atendimento eletrônico, videochamada e chat, as pessoas fazem a consulta médica e recebem o diagnóstico, como acontece presencialmente. Caso seja identificada a necessidade de atendimento presencial, haverá encaminhamento.