Pela primeira vez, a Região Sul recebe uma edição do principal evento latino-americano de energia solar – Intersolar Summit Sul.
A feira e o congresso serão realizados nesta terça (7) e quarta-feira (8), no Centro de Eventos FIERGS, localizado na Avenida Assis Brasil, 8787, em Porto Alegre. O credenciamento para visitar a feira é gratuito e as inscrições para o congresso e cursos devem ser feitas aqui neste link.
A forte conexão com o agronegócio no Rio Grande do Sul , em Santa Catarina e no Paraná será destaque nos dois dias do evento. A presença dos expositores da Região Sul reforça a importância do tema: são dez empresas paranaenses, nove gaúchas e sete catarinenses, além de representantes de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Norte, Ceará e do Distrito Federal.
Quando o assunto é energia, a fonte solar pode e deve ser uma das matrizes que estarão cada vez mais próximas da produção agropecuária.
Dados divulgados pelo Sindienergia-RS estimam que, em 2023, o Estado conte com algo como 37 mil unidades rurais consumidoras de energia solar, 4 mil instalações fotovoltaicas industriais, 200 mil unidades residenciais e 22 mil pontos comerciais.
Debates
O Intersolar Summit Brasil Sul tem o objetivo de fomentar debates estratégicos para o desenvolvimento da energia solar e renovável, sobretudo, gerando informação de qualidade e oportunidades para o crescimento das várias partes da cadeia produtiva.
No Brasil, em uma década, a energia solar fotovoltaica gerou pelo menos 1 milhão de postos de trabalho e acumulou mais de R$ 163 bilhões em investimentos.
Os números são relativos ao período de 2012 a 2023 e informados pelo Ministério de Minas e Energia. Somente no Rio Grande do Sul, são cerca de 70 mil empregos na área.
Os organizadores esperam receber 2 mil visitantes e 350 congressistas, além de reunir 50 expositores em 4.000 m² de feira. O congresso contará com 25 palestrantes.