A Polícia Civil apreendeu 116 quilos de cocaína em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. É a maior apreensão do entorpecente no ano de 2023 até o momento. A droga foi encontrada dentro de um carro no sábado (5), mas a ação só foi divulgada nesta segunda-feira (7).
Conforme o delegado Rafael Liedtke, titular da 2ª DIN (2ª Delegacia de Repressão ao Narcotráfico), os policiais receberam a informação que um Renault Kwid estaria transportando a cocaína. Os policiais fizeram diligências em busca pelo veículo por mais de 12 horas até o localizaram no bairro Igara, em Canoas.
Durante a abordagem ao motorista do carro, os agentes localizaram e apreenderam os 116 kg da droga. Ele foi preso em flagrante e responderá por tráfico de drogas e associação para o tráfico (formação de quadrilha).
Segundo o delegado a droga é considerada de “alta qualidade”, ou seja, possivelmente possui grau de pureza elevado. “A cocaína apreendida abasteceria, nos próximos dias, diversos pontos de comercialização de entorpecentes em Porto Alegre e região metropolitana”, afirma Liedtke. “O prejuízo ao crime organizado é estimado em mais de R$ 3,4 milhões, sendo cada quilograma vendido ao preço aproximado de R$ 30 mil”, destaca.
A investigação prosseguirá para identificar e responsabilizar criminalmente outros membros do grupo criminoso.
A ação do sábado integra a estratégia da Polícia Civil de intensificar a presença do Estado em áreas conflagradas em razão do tráfico de drogas. O objetivo da polícia deixou de ser a apreensão de pequenos volumes de entorpecentes e passou a ser a descapitalização das organizações criminosas, com a apreensão de grandes quantidades de drogas.