Um grupo de pesquisadores da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) concluíram que o principal eixo de dispersão do novo coronavírus no Rio Grande do Sul se dá pela BR-116.
A pesquisa “Covid-19 – Estudos Geográficos” desenvolveu um mapeamento que demonstra as principais rotas de disseminação do vírus no território gaúcho. Segundo o estudo, a principal rota é a que liga Região Metropolitana à Serra.
De acordo com os pesquisadores, o estudo tem como base três parâmetros. O primeiro foca na evolução diária dos casos, com base em informações da Secretaria Estadual da Saúde. “O que demonstrou a formação dos eixos de dispersão do vírus desde o primeiro caso em Campo Bom e sua evolução até aqui.”
O segundo parâmetro está centrado na hierarquia urbana do Estado. O terceiro se refere às principais rodovias gaúchas que permitem a ligação entre esses municípios e a Capital.
Com base nesses três elementos, ficou claro para os pesquisadores que o Estado desenvolveu um primeiro eixo de dispersão do vírus que segue a BR-116, ligando a região Metropolitana de Porto Alegre à Serra gaúcha.