Porto Alegre ganhou um museu no coração da cidade como um dos presentes pelo aniversário de 250 anos de fundação. O prefeito Sebastião Melo fez a entrega oficial do Paço Municipal – também chamado de Paço dos Açorianos – à Secretaria Municipal da Cultura. O prédio histórico, localizado na Praça Montevidéo, será transformado em Museu de Arte de Porto Alegre.
A destinação do espaço à promoção da arte é possível devido à centralização de diversas secretariais e órgãos municipais em um único local. Hoje, o Paço abriga os gabinetes do Prefeito, Vice-prefeito, Primeira-Dama, Comunicação Social, Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política e áreas administrativas. A prefeitura já iniciou a mudança para nova sede administrativa, na Travessa General João Manoel, 157.
O Salão Nobre, que abriga três quadros monumentais de Carlos Scliar, com representações da vida da cidade, permanecerá intacto, assim como o Gabinete do Prefeito, que receberá ornamentação de quadros e/ou esculturas.
O Paço, desde o seu início, em 1901, abrigava obras de arte, muitas das quais estão tombadas na Pinacoteca Aldo Locatelli, que recebeu esta denominação apenas em 1974. Entre as décadas de 1930 a 1940, a antiga Pinacoteca Municipal era considerada a maior coleção pública de arte do Estado.