Ouça no Meio-Dia: a previsão de chuva forte no Rio Grande do Sul e mais notícias desta sexta-feira

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas: Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spotify.

O governo do Estado começa hoje a distribuir para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde o novo lote com pouco mais de 313 mil doses de vacinas contra a covid-19 recebidas na tarde de ontem. Em um primeiro momento, são disponibilizados os imunizantes da AstraZeneca, que totalizam cerca de 121 mil doses. As vacinas restantes são da Pfizer e não devem ser entregues, por enquanto, para ficarem mais tempo congeladas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, a CEADI. O Governo afirma que os municípios ainda têm estoques da PFIZER, então o objetivo é que não haja desperdício de vacinas. Junto com as doses da AstraZeneca, também são enviadas doses da CoronaVac que estão na CEADI. Elas são destinadas a aplicação da segunda dose no tempo oportuno em quem já recebeu a primeira dose.

Uma menina de 12 anos morreu depois de ser atingida por um disparo de arma de fogo ontem, em São Sepé, na Região Central do Estado. Conforme a investigação, ela brincava em casa com uma arma acompanhada de um primo de nove anos e um amigo de 12 quando ocorreu o disparo. Também segundo a Polícia Civil, a arma está registrada no nome do pai da criança. A investigação irá verificar agora se houve descuido dos pais no armazenamento do revólver.

Um homem roubou entre 15 e 30 ampolas de morfina no início da noite de ontem de dentro do Hospital São Carlos, em Farroupilha, na Serra. Conforme a Brigada Militar, ele estava armado e rendeu uma funcionária. No sábado, ocorreu um crime parecido também na Serra, dessa vez em Caxias do Sul. Um homem entrou na Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte da cidade e roubou 30 ampolas do medicamento.

A Polícia Federal faz operação de busca e apreensão de documentos em dois endereços da Precisa Medicamentos. A empresa é investigada por supostas fraudes para a aquisição de vacinas. O objetivo da ação é acessar a íntegra do contrato que a empresa teria firmado com a Bharat Biotech. A ação está sendo realizada após pedido da CPI da Covid e autorização do ministro do STF Dias Toffoli. A Precisa e o Ministério da Saúde não revelaram a íntegra do contrato para a compra da vacina Covaxin, nem quanto a empresa lucraria com o negócio.

A sexta-feira é de tempo instável em boa parte do Rio Grande do Sul. A previsão aponta para chuva volumosa sobretudo para a metade Norte do Estado. A situação deve ser mais crítica nas regiões Norte e Noroeste, além da Serra, onde há alerta para temporais, acompanhados de granizo e rajadas de vento de até 100 quilômetros por hora. As temperaturas ficam amenas. Máxima de 21 graus em Pelotas.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas: