Redes Sociais

Nomeação de Reitor da Ufrgs por Bolsonaro gera protestos

Comunidade acadêmica realizará ato em frente à Reitoria nesta quinta-feira às 13h

O candidato menos votado na consulta à comunidade acadêmica para a reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), na Gestão 2020/2024, foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro para o cargo.

O professor Carlos André Bulhões Mendes representará a instituição nos próximos quatro anos ao lado de sua vice Patrícia Helena Lucas Pranke. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (16).

Protesto em frente à Reitoria

O Diretório Central de Estudantes (DCE) e o Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos da Ufrgs (ASSUFRGS) e a organização do movimento docente (Andes Ufrgs) manifestaram-se contrários à nomeação. Segundo as representações, será realizado um protesto nesta quinta-feira (17), às 13h, em frente à Reitoria.

A data foi escolhida porque neste dia 17 de setembro frentes parlamentares em defesa da educação, entidades sindicais e estudantis do setor promoverão um ato nacional contra cortes anunciados pelo governo na proposta de Orçamento para 2021, que representam R$ 1,4 bilhão a menos para as IFES (Instituições Federais de Ensino).

Consulta

Na consulta à comunidade acadêmica, que contou com votos de professores, estudantes e trabalhadores da instituição de ensino, os atuais reitor e vice-reitora da Ufrgs, Rui Oppermann e Jane Tutikian, venceram o pleito (com 45 votos). Em segundo lugar ficou a chapa de Karla Maria Müller e Cláudia Wasserman (com 29 votos). Em terceiro, Bulhões e Patrícia Helena Lucas Pranke (com 3 votos).

Parte da universidade, que critica a nomeação, alega tratar-se de  interferência do presidente Jair Bolsonaro e de seu aliado no Estado, o deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS) na Ufrgs. O parlamentar inclusive, afirmou dias antes, que Bulhões seria nomeado pelo chefe do Executivo, mesmo estando em terceiro lugar na lista tríplice.

 

 

 

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.