Moradores de bairros da zona norte e parte da zona leste de Porto Alegre seguem sem água há cinco dias. O motivo foi o rompimento de uma adutora na noite de segunda-feira (13). A previsão era que a água voltasse na quarta-feira (15), mas vários locais ainda enfrentam problemas de abastecimento.
A DMAE (Departamento Municipal de Águas e Esgotos) justifica os problemas na distribuição por causa de um suposto “bolsão de ar”, que teria se formado na tubulação. Ainda não há previsão de quando o serviço será normalizado.
Como paliativoàs regiões afetadas, o Departamento enviou caminhões-pipa para a região do bairro Jardim São Pedro, na zona norte de Porto Alegre nesta sexta-feira. As ruas que receberam o caminhão foram: Juruá, 463; Padre Henrique Lenz, 24; Engenheiro Ryff, 79; Pereira Pinto, 40; Ricaldi Marques e Bortolo Barbieri.
“A medida paliativa visa a amenizar o impacto à população, que está sem abastecimento desde segunda-feira, 13, quando começou o serviço na adutora da avenida Sertório”, diz o diretor-geral Maurício Loss.
Nos bairros onde a água já voltou, a reclamação é outra. Os moradores têm se deparado com cor e gosto na água. Isso torna inviável o consumo ou o uso para coisas simples, como lavar roupa ou utensílios da casa.
Conforme o DMAE, esse tipo de situação é comum quando há parada da rede de distribuição por um longo período. Se o aspecto normal da água demorar a voltar ao normal, pode ser solicitada alavagem da rede ou do ramal domiciliar ligando para o fone 156, opção 2.