Foi reaberto, neste sábado (13), o Mirante Olhos Atentos, localizado no trecho 1 da Orla do Guaíba, em Porto Alegre. A estrutura estava há mais de dois anos fechada para o público porque as pessoas desrespeitavam o limite de 20 pessoas da obra de metal.
A liberação da estrutura ocorreu após colocação de guarda corpo no mirante. A medida visa limitar o número máximo de pessoas que podem ficar no espaço e câmeras. Também haverá controle de acesso, ou seja, uma pessoa precisa sair para que outra ingresse. Também foi aplicada tinta antipichação, o que vai permitir remover as marcas deixadas no monumento.
O restauro foi acompanhado de perto pelo artista durante a última semana e o valor estimado da reforma foi de R$ 40 mil. Os custos foram pagos pela empresa que gerencia o trecho 1 da Orla do Guaíba.
Inaugurado em 2006, Olhos Atentos está em um dos espaços mais visitados da Capital. Em 2005, artista José Resende foi um dos artistas convidados pela 5ª Bienal do Mercosul para produzir obras permanentes para Porto Alegre.