Um menino de 11 anos desligou a energia da unidade de saúde no bairro São Jorge, Capão da Canoa, e 3 mil doses de vacinas foram perdidas.
O fato aconteceu no último sábado (14). Mas nesta terça-feira (17), a Polícia Civil analisou as imagens de uma câmera de segurança no local e conseguiu identificar o garoto.
Após ouvir o menino, que é morador do município, a Polícia Civil concluiu como brincadeira. O local ficou sem luz por mais de 24 horas, prejudicando a conservação dos imunizantes.
Na imagem, o menino aparece com a irmã e o namorado dela. “Mas nas imagens fica bem claro que o casal estava muito à frente e não viu o que ele fez”, ressaltou a Polícia Civil.
Foram perdidas 740 doses de vacinas contra a covid-19, 440 doses da vacina contra influenza e outras 1.814 doses de vacinas como BCG, HPV, hepatite A e B, raiva, varicela, entre outras.
Um relatório foi enviado ao governo do Estado pedindo orientação sobre o que deve ser feito com as vacinas. Até que chegue a resposta, elas são consideradas estragadas.
Segundo a Polícia Civil, por ter menos de 12 anos, não será gerado ato infracional. A conclusão será enviada ao Ministério Público para se avaliar eventual acompanhamento do caso pelo Conselho Tutelar.
A polícia vai apurar a responsabilidade pelo disjuntor estar em local de tão fácil acesso.