NA RUA DA PRAIA

Movimento ocupa prédio abandonado no Centro de Porto Alegre

Deputada Laura Sito, que estava no local, relata truculência por parte da Guarda Municipal

Parte da Rua da Praia, no trecho próximo da Praça Dom Feliciano, em Porto Alegre, ficou isolada pela Guarda Municipal devido à ocupação de um prédio abandonado. O local foi tomado pelo MNLM (Movimento Nacional de Luta pela Moradia) e uma ação denominada “Ocupação Rexistência Poa”.

Segundo os manifestantes, o prédio foi cedido pela Caixa para a prefeitura para fins culturais. Ao longo do tempo, ele foi utilizado com esta finalidade, mas depois veio a ser esvaziado com a promessa de que seria reformado. O que, segundo os manifestantes, não foi cumprido e o prédio constaria agora na lista de imóveis a serem leiloados.

Foto: Leonardo Severo/Agora RS

A ocupação mobilizou a Guarda Municipal que, como dito, isolou o local para intervir. No entanto, há relatos de truculência por parte dos agentes. Inclusive contra a deputada estadual Laura Sito (PT). Nas redes sociais, ela publicou um vídeo do momento em que um guarda municipal utiliza spray de pimenta contra ela.

“URGENTE: acabo de ser AGREDIDA numa ocupação pela Guarda Municipal do prefeito bolsonarista Sebastião Melo em Porto Alegre. Levei TIRO de bala de borracha e muito gás lacrimogêneo, enxergando somente por um olho. É assim que Melo age contra o povo mais pobre, que luta por moradia popular”, postou.

A prefeitura ainda não se pronunciou sobre o caso. Até às 14h, o trecho da rua seguia isolado, com os guardas municipais pedindo que os pedestres não permanecessem parados no local.