A Polícia Civil, em conjunto com a Brigada Militar, deflagrou uma operação, na manhã desta quinta-feira (29), para intensificar a presença do Estado em áreas conflagradas em razão do tráfico de drogas. A ação de hoje terminou com a prisão de uma liderança de uma organização criminosa de alta periculosidade em um sítio na região de Glorinha, na Região Metropolitana.
Segundo a investigação, o detido é considerado um dos principais líderes de facção com sede na zona leste da Capital. Ele tem antecedentes por tráfico e associação para o tráfico de drogas (7 indiciamentos), homicídio qualificado (3 indiciamentos), associação criminosa armada, extorsão, furto qualificado e ocultação de cadáver.
Outro criminoso também foi preso. Foram apreendidas, ainda, 3 armas de fogo (2 pistolas calibre 9mm e 1 revólver calibre .38), diversos carregadores e munições intactas de mesmo calibre, tornozeleira eletrônica rompida e celulares em cumprimento a mandado de busca e apreensão.
A operação faz parte de uma série de investidas das forças de segurança, que buscam, principalmente, descapitalizar organizações criminosas, com a prisão de lideranças e a apreensão de armas de fogo, drogas e valores em dinheiro. O objetivo é propiciar uma futura responsabilização criminal de todos integrantes.
A investigação prosseguirá para identificar e responsabilizar criminalmente outros membros do grupo, diz a Polícia Civil.
A operação foi coordenada pela 2° DIN/Denarc e contou com apoio da DOA (Divisão de Operações Aéreas). A Brigada Militar integrou a ação através do 20° BPM/BOPE.