O Lacen-RS (Laboratório Central do Estado) está próximo de alcançar a marca de 50 mil testes de biologia molecular para a identificação da Covid-19.
Segundo o governo do Rio Grande do Sul, em média, são 400 exames realizados diariamente, com resultados liberados em até dois dias para 90% dos casos.
A SES (Secretaria Estadual da Saúde) reforça ainda esse tipo de análise, considerada padrão-ouro (serve como referência) para o diagnóstico do coronavírus. “Com a distribuição de mais de 17 mil insumos para testes em laboratórios parceiros e outras 27 mil amostras enviadas para testagem fora do Estado pelo projeto Testar RS.”
Conforme o governo do Estado, somente em agosto foram cerca de 12 mil testes realizados pelo Lacen. Desses, 90% tiveram o resultado em até dois dias desde a chegada da amostra na unidade em Porto Alegre.
O Lacen -RS foi um dos primeiros laboratórios estaduais em que a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) descentralizou o diagnóstico do coronavírus.
Antes de 6 de março, todos os casos suspeitos tinham de ter as amostras enviadas para exame no Rio de Janeiro. Mesmo que em número ainda pequeno, os resultados levavam, normalmente, mais de uma semana.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.