VALE DO TAQUARI

Justiça torna réu servidor acusado de desviar doações a vítimas das enchentes, em Roca Sales

A investigação iniciou após voluntários desconfiarem do servidor quando ele orientou o grupo a enviar doações para sua propriedade

Destruição no município de Roca Sales. Crédito: Mauricio Tonetto / Secom, Governo RS

Um servidor da Prefeitura de Roca Sales, no Vale do Taquari, se tornou réu após ser denunciado pelo Ministério Público por desvio de doações originalmente feitas a vítimas da enchente na cidade. A denúncia contra Cristian André Prade foi aceita pela 2ª Vara Judicial de Encantado, também no Vale do Taquari.

A investigação iniciou após voluntários desconfiarem do servidor quando ele orientou o grupo a enviar o material das doações, uma carga de milho e ração avaliada em cerca de R$ 9 mil, para sua propriedade. A reação dos voluntários foi acionar a BM (Brigada Militar).

Os policiais foram ao local e encontraram as doações. Prade foi preso em flagrante no dia 20 de setembro. Contudo, ele obteve habeas corpus três dias depois, mas já foi afastado das atividades da prefeitura.

O réu responderá pelo crime de peculato, ou seja, de apropriação indevida de propriedade pública. O documento com a decisão foi publicado no sábado (4). Nele, consta o prazo de dez dias para manifestação da defesa.