JOGO TENSO

"Sem dúvida foi um belíssimo jogo", diz Renato após Grêmio vencer o Palmeiras

Na Arena, Grêmio e Palmeiras realizaram um jogo tenso e bastante pegado, também não faltou reclamações dos dois lados.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio voltou a vencer no Campeonato Brasileiro 2023. Com o apoio da torcida, na noite desta quinta-feira (21), na Arena, o tricolor gaúcho venceu o Palmeiras por 1 a 0.

Com o resultado, o Grêmio chega a 43 pontos e ocupa a terceira posição na tabela, fica a oito pontos do líder Botafogo, que joga contra o Corinthians nesta sexta (22).

Na Arena, Grêmio e Palmeiras realizaram um jogo tenso e bastante pegado, também não faltou reclamações dos dois lados.

Desde o início da partida, o Grêmio já rondava a área adversária. Logo nos primeiros segundos de bola rolando, o goleiro Weverton foi obrigado a afastar com um soco na bola um cruzamento de Luis Suárez.

Aos 4 minutos do primeiro tempo, o tricolor chegou novamente com perigo. Após cruzamento da esquerda de Franco Cristaldo, o zagueiro Rodrigo Ely subiu mais alto que o goleiro Weverton e tocou de cabeça para Luis Suárez, que arriscou um voleio. A bola acabou subindo muito e se perdeu à linha de fundo

Aos 9 minutos, o Grêmio abriu o placar, Em jogada bem trabalhada, Luis Suárez deu um passe certeiro por entre os defensores do Palmeiras para o lateral João Pedro, que chegou e chutou forte, rasteiro, vencendo o goleiro Weverton, 1 a 0.

Aos 13 minutos, foi a primeira chegada com maior perigo do Palmeiras. Em finalização cruzada, o meia Raphael Veiga chutou rasteiro, sem direção, à esquerda da meta do goleiro Gabriel Grando.

Aos 17 minutos do primeiro tempo, o goleiro Gabriel Grando fez importante defesa em disputa com o atacante Endrick. Após jogada ensaiada, o jogador do Palmeiras ficou cara a cara com o goleiro gremista, que saiu do gol para abafar a finalização.

Aos 22 minutos, o Palmeiras voltou a rondar com perigo o gol gremista. Após cobrança de escanteio do meia Raphael Veiga na primeira trave, o atacante Endrick cabeceou cruzado e a bola passou perto do poste esquerdo do goleiro Gabriel Grando.

O Palmeiras seguiu em cima, buscando o empate. Aos 29 minutos de jogo, o goleiro Gabriel Grando salvou o Grêmio. Após finalização do atacante Endrick, a bola desviou na zaga gremista e ficou dentro da pequena para Raphael Veiga, que à queima-roupa, finalizou ao gol gremista. Grando fez um milagre e salvou o tricolor gaúcho.

O primeiro tempo se encaminhou para o final sem chances mais claras de gol.

Segundo tempo

No segundo tempo, o jogo ficou mais tenso e brigado (cheio de faltas e reclamações). Aos 18 minutos, o Grêmio quase marcou o segundo do jogo.

Em jogada individual, o meia Everton Galdino limpou a marcação e finalizou de perna esquerda. A bola passou próximo da trave esquerda do goleiro Weverton.

Aos 28 minutos, a equipe do Grêmio perdeu uma ótima chance de ampliar o marcador na Arena em contra-ataque armado pelo atacante André. Após roubar a bola, ele serviu Suárez, que devolveu na esquerda para o próprio André, que finalizou à esquerda. Contudo, a bola foi desviada pelo zagueiro do Palmeiras pela linha de fundo.

Aos 40 minutos, o paraguaio Villasanti cometeu uma falta e o juiz da partida deu o segundo cartão amarelo para o volante gremista. Villasanti expulso da partida, Grêmio com dez homens em campo. Para recompor o esquema, o técnico Renato Reanto optou pela saída de Luis Suárez para entrada do volante Ronald.

Com um amenos, o Grêmio precisou mostrar raça para segurar a pressão do Palmeiras.  Aos 50 minutos, a torcida gremista levou um grande susto. Em cobrança de escanteio, o zagueiro Gustavo Gomez acertou o travessão após cabeceio.

Coletiva

Na coletiva, Renato Gaúcho ressaltou sobre a dificuldade de enfrentar o Palmeiras. “Jogar contra o Palmeiras é sempre uma carne de pescoço. Sem dúvida foi um belíssimo jogo. Precisávamos ganhar depois do último resultado contra o Corinthians”, disse.

“Hoje nós vencemos e voltamos pro G4, num jogo sem dúvida muito pegado. Começamos bem, fizemos o gol e depois o Palmeiras começou a crescer, mas conseguimos segurar no primeiro tempo”, seguiu.

“O grupo deles tem muito mais opções do que o nosso, mas mesmo assim o pior fator para nós foram três jogos em sete dias. Tivemos um desgaste muito grande. A cota chega, e ela chegou com três pontos pra nós, completou Renato.