O Ipec divulgou, nesta sexta-feira (30), a quinta e última rodada de pesquisa de intenção de voto para o cargo de Senador do RS. A pesquisa ouviu 1.808 eleitores entre os dias 28 a 30 de setembro, em 84 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%.
Comandante Nádia (PP) desistiu de concorrer ao Senado na quinta-feira (29) e, por isso, seu nome ainda consta na pesquisa de campo realizada pelo Ipec. A ex-candidata teve 4% das intenções de voto, considerando os votos válidos. O nome dela segue na urna, mas o registro consta como renúncia e os votos serão anulados.
A sondagem foi contratada pelo Grupo RBS (RBS Participações S.A. / Televisão Gaúcha S.A.) e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-02778/2022 e no TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do RS) sob o número RS-04427/2022.
Os eleitores responderam à pergunta: “Se a eleição para o Senado fosse hoje e os candidatos fossem esses em quem o senhor ou a senhora votaria?”. Os nomes dos candidatos aparecem conforme o nome que consta no TSE e que o eleitor vai ver na urna.
Pesquisa estimulada
- Olívio Dutra (PT): 31% das intenções de voto (+1%);
- Hamilton Mourão (REP): 24% (+3%):
- Ana Amélia Lemos (PSD): 23% (-1%);
- Comandante Nádia (PP), que desistiu da candidatura: 4% (+1%);
- Professor Nado (Avante): 1% (-1%);
- Fabiana Sanguiné (PSTU): 1% (=);
- Maristela Zanotto (PSC): 1% (=);
- Paulo Roberto da Rosa (DC): 1% (=);
- Sanny Figueiredo (PSB): 1% (=);
- Em branco/nulo: 4% (-2%);
- Não sabe em quem vai votar/não respondeu: 10% (-1%).
Votos válidos
A pesquisa Ipec também mediu como ficaria a corrida para o Senado considerando os votos válidos. Esse é o método de totalização do TSE e desconsidera votos brancos, nulos e indecisos. Veja os números.
- Olívio Dutra (PT): 36%;
- Hamilton Mourão (REP): 28%:
- Ana Amélia Lemos (PSD): 27%;
- Professor Nado (Avante): 2%;
- Fabiana Sanguiné (PSTU): 1%;
- Maristela Zanotto (PSC): 1%;
- Paulo Roberto da Rosa (DC): 1%;
- Sanny Figueiredo (PSB): 1%;