O IPE Saúde anunciou, nesta quinta-feira (23), a realização de um novo pagamento extraordinário para os prestadores de serviços. O montante repassado é de R$ 79 milhões. Com os valores, a autarquia visa reduzir o que chama de “dívida histórica” do sistema.
“Uma das nossas missões é saldar o mais breve possível esse passivo para, com o equilíbrio das contas, ter a condição de buscar o aperfeiçoamento na assistência à saúde dos segurados”, destacou o presidente do instituto, Paulo Afonso Oppermann.
Segundo o governo do Estado, o valor vem do próprio orçamento do IPE Saúde e é resultado de medidas de redução de gastos administrativos e readequação orçamentária. O pagamento realizado já pode ser acessado pelos prestadores com direito aos valores.
Com o repasse, as contas de consultas médicas e de pronto atendimento seguem pagas em dia, diz o governo do RS. As de serviço complementar, internações e ambulatoriais constam com atraso de oito dias acima do prazo contratual.
No mês de novembro, foram realizados dois pagamentos regulares aos prestadores, nos dias 6 e 21, totalizando um montante de R$ 213,8 milhões. O próximo pagamento regular está previsto para 6 de dezembro.