Inventor do aeromóvel morre em Porto Alegre aos 82 anos

Na Capital, o modelo criado por Coester funciona no aeroporto, ligando o terminal com a estação de trem.

Morreu nesta terça-feira (17)o empresário Oskar Coester, o inventor do aeromóvel, veículo de transporte movimentado com a pressão do ar.

Ele tinha 82 anos e faleceu em casa, na zona sul de Porto Alegre. Segundo familiares, o empresário estava se recuperando de um AVC sofrido em maio deste ano.

Coester foi o idealizador do aeromóvel, construído próximo à Usina do Gasômetro, em 1977 e que marcou um importante capítulo da mobilidade urbana do Rio Grande do Sul.

Na Capital, o modelo criado por Coester funciona no aeroporto, ligando o terminal com a estação de trem.

Coester, que era natural de Pelotas, deixa esposa, quatro filhos e dez netos.

A Trensurb, por meio de seu diretor-presidente, Pedro Bisch Neto, manifestou profundo pesar pelo falecimento de Coester.

“Quero registrar em nome da Trensurb e de toda a sua equipe as nossas condolências à família do senhor Oskar Coester”, diz Bisch Neto.

“Coester conseguiu ser inventivo, criativo e ‘jogou’ uma ideia que hoje é uma realidade e que se incorporou ao patrimônio da Trensurb: hoje, o aeromóvel faz parte do nosso sistema, é a nossa ligação da Estação Aeroporto até o Aeroporto Salgado Filho, é uma experiência muito importante e ele deve ser lembrado por isso, além de ter sido uma excelente pessoa, com quem nós sempre mantivemos uma boa relação”, completou.