Às vésperas de uma partida decisiva pela Libertadores, o Inter venceu de virada por 2 a 1 o América-MG, no Horto, em mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. A partida foi realizada na noite deste domingo (25). Jean Dias e Alemão fizeram os gols que deram a vitória ao Colorado.
Agora, o Inter chega para enfrentar o Independiente Medellín na Libertadores, com uma sequência de bons resultados. A última derrota do Colorado foi no Gre-Nal do dia 21 de maio, na Arena. Depois, vieram oito jogos, com seis vitórias e dois empates, contando Copa do Brasil, Libertadores e Campeonato Brasileiro.
Mas uma questão a ser enfrentada agora pelos comandados de Mano Menezes é a melhora do desempenho da equipe dentro de campo, o que foi reconhecido pelo treinador na coletiva. Hoje, no primeiro tempo, mais uma vez o time não esteve bem, com poucas soluções ofensivas.
O gol do América, ainda na primeira metade do primeiro tempo, não foi injusto. Apesar de não terem criado grandes lances, eram os mineiros que tomavam as ações na partida. Aos 18, Aloísio cobrou uma falta, a bola desviou na barreira e, após uma dividida no alto de Everaldo e Jean Dias, o lance chega para Juninho, dentro da área, chutar rasteiro para o gol.
Segundo tempo
No segundo tempo, Mano fez uma troca inesperada. Colocou o volante Campanharo no lugar do centroavante Luiz Adriano. O resultado foi a equipe adquirir mais presença no meio e, com isso, conseguir controlar as ações na partida, nada esplendoroso, mas melhor do que na etapa inicial.
Aos 17, Wanderson cruzou, a bola passou por Johnny e chegou para Jean Dias, sozinho na pequena área, tocar de letra para o gol. O lance foi para o VAR, pois a posição do meia atacante Colorado era ajustada. Mas, após alguns minutos, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza validou o lance.
O gol deu confiança para o Inter. Vendo a possibilidade de vencer, Mano Menezes colocou Alemão no lugar de Pedro Henrique, aos 30. A substituição definiu o futuro do centroavante, que tinha proposta do Coritiba e, se fizesse mais um jogo pelo Inter no Brasileiro, não poderia ser transferido.
E seria dele o gol da vitória. Aos 39, o centroavante recebeu de Alemão, entrou na área e chutou rasteiro, na saída do goleiro Cavichioli. A segunda vitória seguida fora de casa do Inter seria em uma “noite dos contestados”. O Inter chega para decidir a vaga na próxima fase da Libertadores com a tão desejada confiança, ausente até então na temporada.
Coletiva
Em sua fala, Mano Menezes destacou justamente a confiança que a equipe parece estar adquirindo. Para ele, os resultados devem ser comemorados, mesmo que não venham com atuações brilhantes.
Mano argumentou que o grupo começa a dar uma resposta positiva, e que isso foi previsto anteriormente pela comissão técnica. E que isso se deu em parte pela decisão de, na parada do Brasileiro, optar mais pelos treinos físicos do que pelos táticos e técnicos.
Situação e próximo jogo
Agora, tudo é Libertadores. O Inter decide na quarta-feira (28) uma vaga nas oitavas de final da competição continental. A partida será realizada às 19h, no Gigante do Beira-Rio.
Uma vitória simples dá a vaga ao Colorado, que é vice-líder do Grupo B, com 9 pontos. O empate até pode servir, mas depende de um provável revés do Nacional, que vem logo atrás, com 8 pontos, contra o Metropolitanos. Os dois jogos ocorrem no mesmo dia e horário.
Escalações
América-MG
Matheus Cavichioli; Marcinho, Iago Maidana, Wanderson e Danilo Avelar; Lucas Kal (Alê) Juninho, Breno (Benítez); Felipe Azevedo (Varanda), Aloísio (Wellington Paulista) e Everaldo (Martínez) – Técnico: Vagner Mancini
Inter
John; Igor Gomes, Moledo, Nico Hernández e Renê; Rômulo e Johnny; Pedro Henrique (Alemão), Jean Dias (Gabriel Barros) e Wanderson (Thauan Lara); Luiz Adriano (Campanharo) – Técnico: Mano Menezes
Cartões amarelos
América
Pasinato, Danilo Avelar;
Inter
Nico Hernández;
Arbitragem
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Auxiliar: Danilo Simon Manis (Fifa-SP)
Auxiliar: Fabrini Bevilaqua Costa (Fifa-SP)
VAR: Pablo Ramon Pinheiro (Fifa-RN)