Estão abertas, até 4 de setembro, as inscrições para os cursos de capacitação on-line gratuita do Instituto Proa para jovens gaúchos. No Rio Grande do Sul, o Proa conta com a parceria da FGTAS (Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social), órgão vinculado à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, e da Secretaria da Educação.
A capacitação do Proa oferece um caminho para a parcela da população que mais sofre com o desemprego. Durante a capacitação de três meses e 100 horas, os estudantes aprovados no Proa realizam a formação essencial gratuita que inclui aulas de Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação.
Após essa primeira etapa, eles podem optar por trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de:
- Administração e Logística (elaborada em parceria com a Procter & Gamble),
- Análise de Dados (com o iFood),
- Promoção de Marcas (com a BRF),
- UX Design (com a Accenture)
- Varejo (com a Fundação Casas Bahia)
- Educação Financeira, desenvolvida em parceria com a Bloomberg e a Dahlia Capital
Ao todo, são 2 mil vagas voltadas para jovens de 17 a 22 anos que já tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas de todo o Estado.
As inscrições podem ser realizadas pelo site do Proa. As aulas têm início em 11 de setembro.
A capacitação
O Instituto Proa foi fundado por um grupo de empresários e tem o objetivo de impulsionar jovens com poucas oportunidades a construir suas carreiras no mercado de trabalho. A meta é capacitar mais de 300 mil jovens nos próximos anos.
Também são apoiadores o Instituto Cyrela e a Fundação Casas Bahia, que além de viabilizar a realização do curso no Estado oferecem vagas de emprego aos formados
Requisitos para inscrição
- Ter entre 17 e 22 anos;
- Morar no estado do Rio Grande do Sul;
- Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública;
- Vagas para o todo o estado do Rio Grande do Sul: 2 mil