Cultura

Prorrogadas inscrições para o 51º Festival de Cinema de Gramado

Todas as regras e critérios para participar da seleção permanecem, no entanto, inalteradas.

A 48ª edição do evento acontece entre 18 e 26 de setembro. Foto: Diego Vara/Festival de Cinema de Gramado

As inscrições para três mostras competitivas do Festival de Cinema de Gramado foram prorrogadas. A 51º edição da premiação ocorre entre os dias 11 e 19 de agosto.

O prazo para inscrição de Longa-Metragem Brasileiro, Longa-Metragem Documental e Curta-Metragem Brasileiro foram prorrogadas é as 23h59 de 21 de abril. O prazo anterior era 16 de abril.

As fichas de inscrição estão disponíveis no site do Festival de Cinema de Gramado. Todas as regras e critérios para participar da seleção permanecem inalteradas. Elas podem ser consultadas no regulamento, também disponível no site do evento.

A organização confirma, também, mais uma edição da Mostra Gaúcha de Curtas, em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e da Mostra de Longas-Metragens Gaúchos. As inscrições estão previstas para iniciar na última semana de abril.

Caio Blat integra equipe curatorial

Este ano, a curadoria ganha um novo integrante: o ator e diretor Caio Blat. Ele se junta ao jornalista, crítico de cinema e professor Marcos Santuario e à atriz e cantora argentina Soledad Villamil.

A trajetória de Blat se confunde com a história recente de Gramado. Vencedor do Kikito de Melhor Ator por duas oportunidades, o ator é figura recorrente na Serra Gaúcha, estrelando produções como “Bróder”, “Uma Longa Viagem” e “Barata Ribeiro, 716”.

Com mais de 80 trabalhos, entre cinema, televisão e teatro, Caio possui vitórias em importantes festivais de cinema e premiações, como Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Festival Internacional de Cinema de Cartagena e Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa. No ano passado, estreou como diretor com o longa “O Debate”, protagonizado por Debora Bloch e Paulo Betti, e roteirizado por Guel Arraes e Jorge Furtado.

“Tenho uma ligação muito forte com o cinema brasileiro e um carinho especial por Gramado. É um festival no qual participo há anos e onde tive a alegria de ter meu trabalho reconhecido por mais de uma vez. Agora, me sinto pronto para aceitar o convite de ingressar na curadoria ao lado do Marcos e da Soledad. Minha missão é contribuir para levar a Gramado o melhor do cinema feito no Brasil”, diz.