Redes Sociais

Índice de isolamento social no RS despenca para 10º lugar no país

O estudou apurou, também, queda no nível de isolamento tanto nos dias úteis como no fim de semana

Depois de figurar no topo do ranking entre os estados com maior índice de isolamento social no país, o Rio Grande do Sul fechou a última semana em uma posição preocupante.

Mesmo ainda acima da média nacional, o índice de gaúchos que buscaram evitar aglomerações ficou em 41,4% no período entre os dias 19 e 25 deste mês. Foram mais de três pontos percentuais abaixo do monitoramento anterior (44,5%).

O clima mais ameno na semana passada é um dos fatores que pode explicar o relaxamento em termos de isolamento. Em alguns dias, até mesmo, o índice ficou aquém da média do país, medida no período como um todo em 40,3%.

Na grande maioria, os estados que agora aparecem à frente do Rio Grande do Sul já vivem um estágio de estabilidade da pandemia ou de recuo na média móvel de novos casos da Covid-19.

Em Santa Catariana (40,9%) e no Paraná (39,2%), onde a doença está em expansão a exemplo do estado gaúcho, o nível de isolamento é ainda pior. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda distanciamento mínimo de 50%.

Os resultados do estudo desenvolvido pelo Comitê de Dados para o Enfrentamento da Covid-19 foram apresentados aos integrantes do Gabinete de Crise do Governo do Rio Grande do Sul na manhã desta segunda-feira (27).

Aplicativos

A partir do monitoramento de aplicativos em celulares, com base em dados disponibilizados pela empresa InLoco, o trabalho apontou que, na última semana, a melhor média ficou nos municípios que integram a região de Pelotas (44,1%).

As demais áreas com melhor desempenho incluem municípios que estão sob bandeira vermelha (risco alto de transmissão) pelo modelo de distanciamento controlado. É o caso de Porto Alegre (42,8%) e Capão da Canoa (41,8%).

Na média da semana, as principais regiões com baixo nível de isolamento são Lajeado (36,9%), Santa Rosa (37,4%), Ijuí (37,6%) e Caxias do Sul (37,8%).

O estudou indicou, também, queda no nível de isolamento tanto nos dias úteis quanto no fim de semana. Analisando o último sábado (dia 25), o isolamento ficou em 48,1%. No domingo anterior (19), a taxa de isolamento havia alcançado 51,4%.

Entre segunda e sexta-feira, o percentual agora ficou em 38,7%, quando antes estava em 41,4%